21/11/2014

Responsabilidades no caso Petrobras


        Os jornais noticiam que a diretoria da Petrobras trata agora de obter a restituição dos recursos desviados pela quadrilha que se instalou, como sanguessuga, no comando da empresa. Tenho, sobre isso, algumas considerações a fazer:

1ª.)- Essa é uma tarefa inglória, para não dizer impossível; depois de aberta a porteira, trazer de volta todo o gado evadido é o mesmo que tentar trazer de volta as águas de um açude estourado.

2ª.)- A própria presidente da Petrobras deveria ser severamente punida por negligência, no mínimo e de algum modo responsabilizada por tudo. A mesma coisa vale para os ex-presidentes, até onde essa farra começou.

3ª)- Ainda que, centavo a centavo, toda a dinheirama fosse trazida de volta, existe um prejuízo que é de todo irrecuperável: é a chamada perda moral, que afeta, não apenas a empresa, mas todo o governo, quer a presidente da República esteja direta ou indiretamente envolvida nos escândalos. É da responsabilidade da presidente zelar pelo patrimônio público e coibir tamanha roubalheira, capaz de afetar até o orçamento da União. A mesma coisa vale para o ex-presidente Lula. Ambos, além da perda de mandato a quem recebeu mandato, devem ser julgados e responsabilizados criminalmente.

4ª.)- É preciso olhar para a elegibilidade de todos os membros dos partidos envolvidos, saber quem tem e quem não tem o direito de continuar na vida pública. Presidentes, secretários, todos os graúdos do diretório nacional, quer tenham, quer não tenham envolvimento direto com o crime deveriam também ser punidos por negligência, omissão, cumplicidade.
        Ou se restabeleça a moralidade ou nos locupletemos todos.

(Presidenta da Petrobras)



Nenhum comentário:

Postar um comentário