18/10/2014

Um destruidor de sonhos

        Um repórter, acho que do CQC, aproximou-se de Lula e perguntou: e agora presidente, já está se preparando para voltar? Ele deu a impressão que tinha a resposta pronta no bolso da lapela: - Eu tenho 69 anos; com essa idade tenho de lutar para permanecer vivo nos próximos quatro anos.
        Acabou a entrevista. Ficou nisso. Lula falou de costas viradas para os avanços da Medicina, para a realidade já presente no Brasil, de que as pessoas estão vivendo mais e entrando nos 70 anos ainda cheias de vitalidade, de sonhos por realizar. É como se o grande líder do PT tivesse dito às pessoas de sua idade: “Obrigado, meu caro, por tudo o que você fez pelo país até agora, mas a partir desse instante comece a se preparar para morrer. Fique em silêncio num cantinho da casa e espere, espere a hora em que a morte venha lhe buscar”.
        Lula esqueceu-se de que Tancredo Neves, avô de Aécio, o maior adversário do PT nestas eleições, tinha 75 anos ao morrer (uma fatalidade o roubou do Brasil) e no momento em que  se preparava para assumir a Presidência da República depois de enfrentar, estoicamente, a batalha que  foi sua eleição pelo Colégio Eleitoral, único meio permitido pelos militares com objetivo de retardar o máximo possível as eleições diretas. Tancredo não era de fugir aos desafios; um ano antes, portanto já com 74 anos, capitaneou a campanha das diretas, perto da qual, em matéria de esforço físico, uma campanha a presidente hoje lembra uma brincadeira de jovens estudantes. Quando adoeceu, tivesse Tancredo se internado no mesmo hospital onde Lula tratou seu câncer (Sírio Libanês, em São  Paulo) muito provavelmente teria concluído seu mandato presidencial com lucidez, poder de discernimento, capacidade mineira de articulação, tudo o que o país esperava dele.

        Falou também, o líder do PT, de costas viradas para os avanços de expectativa de vida no Brasil, que no período em que o seu partido está no poder deu vários saltos, situando-se hoje, segundo o IBGE, em 75 anos. Lembremos ao desanimado líder do PT que a expectativa de vida de um país é calculada pela média de vida das pessoas e que gente como ele ou como seu filho empresário vivem muito mais, pois dispõem de recursos para curar seus males em hospitais de ponta, o que há de mais moderno em Medicina no país.


(Lula, hospitalizado, recebe visita de FHC em seus 82 anos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário