03/10/2014

Debate sem debate

        Daqui a cem anos, se a Globo da época promover um debate com os candidatos a presidente, estejam certos que a Luciana Genro estará lá - ou alguém como esta Luciana Genro do presente, tão intolerante como esta, tão pretensiosa como esta ou tão arcaica como esta. Ideias como essa menina do Rio Grande do Sul defende são perenes, não morrem nunca, permanecem ali, vivas, e serão sempre capazes de encantar jovens incautos ou adultos que não veem o tempo passar.
        A participação dessa moça no “debate” de ontem na Globo foi um exemplo do fôlego de gato  dessa velha esquerda que o passar do tempo, fracassos retumbantes, rejeições massivas, descalabro de regimes, não consegue apagar. A discussão que ela e Levi Fidelis tiveram lembra uma briga barulhenta, hercúlea, entre dois dinossauros, um da esquerda, outro da direita, ambos completamente obsoletos, apenas os dois é que não se dão conta de que o público, ao qual ambos se dirigiam, fugiu das ideias que defendem como o diabo foge da cruz.
       
Essa introdução foi necessária dentro do propósito deste artigo - comentar o “debate” de ontem à noite na TV Globo - como registro do que ocorreu de mais importante no encontro de presidenciáveis. Mesmo a discussão entre Luciana e Levi Fidelis, com discreta participação do verde Eduardo Jorge, não foi debate, pois quem, como eu, não viu o encontro anterior promovido pela Record, não entendeu patavina do que falavam. Eu poderia ter lido os jornais, mas, sinceramente, resolvi não perder meu precioso tempo inteirando-me do que disse ou deixou de dizer um candidato que a duras penas só agora atinge um por cento das preferências eleitorais.
        É triste, mas temos de admitir que mais esse encontro de presidenciáveis teve de tudo - ofensas, críticas, rasteiras, frases de efeito - menos debate no plano de ideias ou revelações importantes sobre o que cada um fará se vencer as eleições. Porque não houve nada disso? Simples: porque os candidatos admitiram ser “encaixotados” pelo regulamento televisivo, que não abre espaço para discussão e debate em torno dos grandes temas nacionais. Foi assim também na TV Bandeirantes e, pelo que soube, na TV Record.
        Mais que isso, eu  só percebi a fluência verbal do Aécio, o nervosismo de Dilma ao defender-se dos ataques impiedosos aos escândalos da Petrobras, e o “discursinho” articulado de Marina Silva, que me pareceu a melhor candidata do grupo. Se a campanha persiste por mais um mês, Dilma e Marina perderão  a voz. Ambas já se apresentaram inteiramente afônicas.


(Foto com os candidatos a presidente que participaram do debate)

2 comentários:

  1. Olá Pio!
    Não sei se voce lembra de mim, mas aqui quem fala é o filho do Temis (o mais velho, Heron).
    Fico feliz em ver que você está ativo na internet, porém fiquei meio abalado em saber a sua posição politica, pois chocou um pouco alguém quem eu cresci do lado, milita virtualmente por um partido o qual nessas eleições me opus, e defendo contra. Não venho aqui questionar pelas preferencias particulares de cada um em seus respectivos momentos, mas penso que dicotomizar os gritos da juventude, desmerece-los e coloca-los como causas ``eternas`` e insolúveis só mostra como há uma defasagem com a realidade, pois essas lutas, embora sejam de muito tempo, não é só a ``esquerda`` que a defende, são situações de opressão, da ``maioria contra a minoria`` como dito por Fidelix, e isso mostra como nos somos atrasados em relação as politicas de diversidade de genero e liberdade sexual sendo que temos exemplos de sociedades ditas ``primitivas`` que já superaram socialmente essa diferença e não perdem seu tempo em limitar a liberdade do outro (clastres em o arco e a cesta). Creio que a Luciana surge num contexto de diálogo com a população, dando maior abertura e enfase as lutas da juventude em um momento em que a própria juventude está reorganizando a sua atuação política, sendo ela filha de uma educação alienadora, formulada na ditadura. E acho justíssima a candidata defender a sua representatividade dentro da mídia, pois ela é formadora de opinião, e é no mínimo não democrático conduzir os resultados dos sensos dentro dos 3 principais candidatos, sendo que nenhum dos três é representativo. E ai, caimos naquele velho discurso de ``votar no menos pior``, sendo que temos candidatos que representam sim algumas lutas bem antigas. De longe acho que a Luciana representa uma esquerda velha, e acho que muito se perde quando se rotula superficialmente os canditados pela sua ligação partidária, pois se sabe que o debate politico vai muito além de esquerda x direita. E acho triste termos pessoas como o Levi Fidelix como candidato, pois de fato aquele cara representa alguém... e pra mim, ele representa uma parcela da sociedade que é criada pela mídia, que assiste todos os dias na hora do almoço programas como balanco geral e esquenta... enfim, acho que cabe aqui essa pontuação pois o debate de fato careceu de propostas bem definidas e se manteve numa discussão sobre os históricos dos candidatos. Pensando que vou articular minha carreira dentro da pesquisa científica, junto com a educação, sei que o histórico tucano é bem sujo quanto a gestão na área da educação, e por isso (além de muitos fatos), milito contra o Aécio. E acho que não cabe aqui pontuar sobre a articulação da Dilma, uma vez que o outro candidato trabalha completamente contra com o que eu consideraria ideal. Enfim, sei que a discussão política necessita de um conhecimento profundo sobre o que acontece e aconteceu no país e sei que tenho uma certa defasagem, por ser novo, por não assistir TV, por ter uma agenda cheia e não conseguir buscar todo o conhecimento que queria para formular o argumento mais preciso, entretanto estou numa realidade de uma (ou duas?) gerações de diferença, onde temos ferramentas como a internet que ao mesmo tempo que ajudam, atrapalham muito a tomada de decisões na realidade, e acho que essa argumentação pode enriquecer um pouco o andamento da discussão.
    Não lembro bem das realidades a quais você atua Pio, e não sei até que ponto a eleição desse candidato vai ser positiva ou não a sua esfera, mas lhe convido a talvez relevar mais alguns candidatos que são intencionalmente omissos dos grandes veículos midiáticos...
    Enfim, bora trocar uma idéia fisicamente qualquer dia desses.Sinto saudades de você cara, e as vezes que te visitei foram bem significativas na minha infância, porém agora sou gente, jádá pra trocar uma conversar, haha
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heron, devido ao problema que sofri tenho dificuldaades de em dar-lhe uma resposta mais longa. Mas saibam- você, seu irmão e sua mãe- moram no meu coração para sempre efiquei muito triste em perceber que a se paraçao de seus pais tiraram vocês da minha casa. Agora que você está com pentelho e barba porque não aparece aqui em casa, com seu irmão e sua mãe. beijão. venha logo aqui em casa podemos ter uma longa conversa sobre pól´tica.

      Excluir