09/11/2016

Triste e Trágico Aniversário!

        No último sábado, dia 05 de novembro de 2016, fez um ano que aconteceu a tragédia de Mariana (MG) – um colossal derrame de lama impregnada de resíduos de minérios venenosos na Bacia do Rio Doce, um rio lindo que atravessa dois estados brasileiros, Minas Gerais e Espírito Santo.

        Quero aproveitar a data para convidar meus leitores e amigos a fazer algumas reflexões:

1ª. Será que o governo e o Parlamento australiano sabem o que fez no Vale do Rio Doce a australiana BHP Billinton? Por que o nosso Parlamento não forma uma comissão de deputados e senadores para ir até a Austrália e relatar a parlamentares e instituições governamentais tudo o que aconteceu em Mariana e exigir que a BHP seja chamada às falas e também exigir que essas instituições ajudem a pagar indenizações às famílias atingidas e ao Brasil?

2ª. Será que as empresas importadoras dos minérios brasileiros conhecem a sucessão de crimes perpetrados pela Samarco (empresa formada pela sociedade entre a BHP Billinton e a Vale do Rio Doce)?  Por que tanta preocupação dos importadores de nossa carne e de nossa madeira com a origem sustentável desses produtos e nenhuma preocupação com a sustentabilidade da extração de minérios? Não é o caso de darmos início a uma campanha pelas redes sociais na defesa da mesma preocupação com os minérios?

3ª. Por que a omissão do Greenpeace em Relação à Mariana? Por que entidades como SOS Mata Atlântica se preocupam em medir a turbidez das águas do Rio Doce, mas não adotam uma postura mais política e menos acadêmica em relação aos crimes de Mariana? Por que o partido Rede de Sustentabilidade demonstra estar de costas viradas para Mariana e por que a líder desse partido, Marina Silva, que é do Acre, a terra de Chico Mendes, não fez até agora sequer uma visita a Mariana?

4ª. Por que parlamentares do PV (Partido Verde), de Minas e do Espírito Santo, se deixaram corromper pela Vale do Rio Doce?

5ª. Por que a mídia, sem exceção, deu tão pouca importância à denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra a Samarco e mais de duas dezenas de seus executivos com provas cabais de que o desastre de Mariana foi crime doloso e premeditado?


6a.Por que os nossos estudantes nunca manifestaram indignação pelo que ocorreu em Mariana ?

        Muitas outras perguntas clamam por resposta, mas fiquemos, por enquanto, com apenas essas. Se despertarmos alguma reação com elas talvez me anime a fazer as demais.
       

        Ajudem a espalhar isso, por favor. Compartilhem, compartilhem muito! Quem sabe recuperaremos a dignidade do Brasil soterrada pela lama da Samarco!

*** Precisamos expulsar a Samarco da mineração brasileira. Assine o abaixo-assinado pelo link:






Nenhum comentário:

Postar um comentário