12/10/2014

Irmãos coragem

        Soube pouca coisa dos dois. Sei que são irmãos, moravam no interior da Bahia, e que ali (Lucy Montoro, Morumbi, São Paulo) estavam porque o mais novo ficara paraplégico num acidente de moto. Ambos são muito jovens ainda. São imbatíveis no dominó. Pois bem, estávamos numa roda de conversa no andar de recreação e o mais jovem, para admiração geral, revelou que seu sonho era sarar logo para comprar uma moto ainda mais possante do que aquelas que já teve.
       Restou-me contar aos dois uma velha anedota.O homem seguia por um trilho, apressado, quando Deus apareceu e perguntou:
       - Aonde você vai?
       E o homem, sem titubear, respondeu:
       - Eu vou para o boteco beber pinga!
       Deus, então, replicou:
       - Se Deu quiser, não é?
       O homem revidou:
       - Olha, velho, se Deus quiser eu vou, e se Deus não quiser, eu vou assim mesmo!
       Deus, então, retrucou:
       - Ah, é? Vira um sapo aí.
       Atirou o sapo numa lagoa e foi embora.
       Mais de quinze anos depois, Deus lembrou-se dele, voltou à lagoa e ordenou que o sapo virasse gente de novo. Mal voltou a ser gente o homem pegou novamente o caminho do boteco e Deus, convencido de que o castigo mudara a vida daquele ser, pergunta:
       - Ei, aonde você vai?
       - Quem? Eu?
       - É claro que é você. Quem mais seria?
       - Eu vou para o boteco beber pinga!
       - Se Deus quiser, não é?!
       - Olha meu velho, se  Deus quiser eu vou e se Deus não quiser eu viro sapo de novo!

(Cena da novela Irmãos Coragem, 2ª versão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário