14/04/2016

Mitos Insepultos (5)

- Agora me digam o que vocês fazem pelo meio ambiente ?

- Nós? Ora, nós estudamos o impacto do pum dos bovinos sobre o aquecimento global!

        Parece brincadeira de mau gosto, mas é assim mesmo: a agenda do futuro – conter o aquecimento global – tomou conta de tudo, do espaço, do tempo, dos recursos para estudos e pesquisa, da energia de ambientalistas, órgãos ambientais, parlamentares e partidos que se dizem centrados na causa ambiental. Tomou conta até do debate nas redes sociais. Lamentável!

        A agenda do presente, das emergências do presente – e são muitas e gravíssimas! – tem sido desprezada, aviltada. Uma empresa, a Samarco, soterrou de lama um rio encantador a noroeste de Minas Gerais, matou várias pessoas, pintou e bordou com todo tipo de bioma, e quase seis meses após ter promovido o maior desastre ambiental da história do país ainda está lá, driblando multas e na iminência de escapar de todo o tipo de punição. O abaixo-assinado que eu propus para cassar o direito de a empresa continuar na mineração brasileira ainda não atingiu mil assinaturas. (Eu disse MIL ASSINATURAS)
        A Kinross, mineradora vizinha à Samarco, produz ouro na mina e câncer – muitos casos! – em pessoas da comunidade, mas continua lá, minerando e trabalhando, impune, tranquila. Existem, sem controle e fiscalização, mais de 600 represas de rejeitos de mineração iguais ou maiores que a represa da Samarco que estourou e causou danos irreversíveis em diversas comunidades e matas e fauna.
        Existem no Brasil inúmeros rios ameaçados de morte por destruição de matas ciliares e assoreamento, rios importantes como o São Francisco, o Tapajós, entre vários outros. O desmatamento da floresta amazônica, das matas ciliares, tudo persiste. Parlamentares são pagos regiamente para virar as costas para os problemas ambientais. Os órgão ambientais aplicam multas mas não conseguem receber nenhuma. É tudo uma grande pouca vergonha!

-Mas o que vocês fazem na entidade onde trabalham, hem?

- Nós estudamos o impacto do arroto bovino no aquecimento global!

- Aaaaaah, bom!

Acorda Brasil! Vamos expulsar a Samarco da mineração deste país! Acesse o abaixo-assinado pelo link:






6 comentários:

  1. Bom dia Dirceu, tudo bem? Gostaria de entrar em contato com você. Qual seria o melhor canal?
    Atenciosamente,
    Fabrício Soares - BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, que tal escrever-me por e.mail--dirceupio@yahoo.com.br--ou facebook, poo Dirceu Pio. Te aguardo.

      Excluir
    2. Olá Dirceu, encaminhei as informações para seu e-mail. Você viu?
      Obrigado.
      Att,

      Excluir
    3. Caro Fabricio, estou momentaneamente sem e.mail. V. tem Facebook ? Se não tiver, pede para alguém enviar mensagem para mim pelo Face. Estou brigando com o Yahoo para me restabelecer o e.mail que me foi tirado de repente, assim que eu cconseguir eu vejo e te respondo. ok ?

      Excluir
    4. Alô Fabrício, meu e.mail já foi restabelecido. escreva-me:
      dirceupio@yahoo.com.br - abraços

      Excluir
    5. Obrigado Dirceu. Reenviei.
      Abs,

      Excluir