09/04/2015

O panorama visto da ponte, terrível.

        Vejo hoje, do alto da minha cadeira de rodas, o panorama da minha profissão – o jornalismo – no Brasil e sinto vontade de chorar, apenas de chorar. O melhor observatório dessa crise hoje recebo pela internet, a santa internet – e chama-se Jornalistas & Cia, uma coletânea de más notícias, ou seja, a realidade de tudo o que acontece nas redações de um mercado que só encolhe, encolhe e encolhe, e encolhe. Tento selecionar uma só boa notícia, mas não custo a desistir. O jornalismo brasileiro foi atacado pela doença, que parece incurável, de um badnews devastador, que contamina tudo, até o ar que respiro.
        Demissões, demissões e mais demissões em toda parte, em jornais, revistas; Redações – por enquanto, o foco da crise parece estar nos ajuntamentos de profissionais que passaram a ganhar a vida escrevendo numa sociedade que lê cada vez menos, o que chamamos de redações. Acho que saí da disputa, por força de um AVC, em final de julho de 2013,e não deixei nada para trás, a não ser um amontoado de destroços, redações fragilizadas, vazias de talento. 
        Blog é o título das novas publicações editoriais, eu já tenho o meu, chama-se O sobrevivente e é aberto por um pequeno texto que diz : relatos de um jornalista que escapou de uma hecatombe neurológica, etc; estou pensando em modificá-lo para ...relatos de um jornalista que escapou de uma hecatombe que ameaça o jornalismo em papel no mundo inteiro. Que tal, hem? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário