16/11/2016

Marília Mendonça, um fenômeno dos tempos modernos!

        Com 20 anos, ela já faz o que se pode chamar de sucesso estrondoso. Sua aparição domingo (13-11) no programa do Fausto Silva escancarou uma realidade espantosa: o sucesso de Marília Mendonça não foi conquistado pela TV, pelo rádio, nem pelo showbusiness; seu sucesso veio exclusivamente da Internet, o que vale dizer, das redes sociais!
        Seus vídeos no Youtube somam mais de um bilhão de visualizações. Eu disse, mais de um bi-lhão!!!
        A plateia do Faustão, cerca de 500 pessoas, suponho, cantou com entusiasmo todas as suas músicas, do começo ao fim. Formado por imensa maioria feminina, o auditório demonstrou saber letra e refrão. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar de Marília Mendonça e nem ouvido uma só de suas músicas. Minha sensação foi a de estar em outro planeta!
        Normalmente, é a TV que amplifica a popularidade dos artistas; no caso de Marília, é ela que amplifica a audiência da TV. Além de amplificar, segura a audiência por todo o tempo, como se os telespectadores fossem hipnotizados pelo seu carisma. É o que se deduz do tempo que o apresentador deu a ela: com certeza, mais de 30 minutos.

PERFEITA SINTONIA

        Sua carreira profissional não tem ainda dois anos completos, mas ela demonstra intimidade com as câmeras e incrível sintonia com o público, na maioria mulheres. Cantou com generosidade - voz potente, clara, afinada.
        Fez grandes revelações ao seu fã-clube. Contou que está apaixonada por um moço de Pernambuco e que seu grande sucesso – Infiel – era uma crítica ao marido de uma tia que vivia na farra sem ligar para o ciúme da esposa.
        O sucesso lhe trouxe inúmeros títulos – Rainha do Sertanejo, Rainha do Pop Rock, entre outros – mas o título que ela ama de paixão é o de Rainha da Sofrência:
        - Eu ouvia aquelas músicas de sofrência, mas não me via dentro delas! Foi então que eu comecei a compor e contar as minhas sofrências, que são muitas!
        Em seu estilo de “Gordinha Sex”, continuou, na conversa com Faustão:
        - Acho que o sentimento verdadeiro está na sofrência. O sentimento da alegria é muito falso!
        As sofrências a atacaram muito cedo porque começou a compor com 12 anos e não parou mais. Sua música “Meu Cupido é Gari” sintetiza sua capacidade de interpretar o sentimento de seu público feminino. Diz a letra:

“O meu cupido é gari
Só me traz lixo
Lixo, lixo, você é prova disso
Lixo, lixo, você é prova disso
Esse cupido é cego
Tá demitido
Sua flecha não tem ponta
E nem sentido
Cupido amador
Uma decepção me trouxe um amor
Encomendado do lixão”.

        Hoje, já colocou no chinelo os ídolos da sofrência como Pablo, Cris Mel, Juliana, Anna Castelo, Kamila e Sara Reis. Começa a superar os sertanejos  linha de frente, como Henrique & Juliano.
        Até ser desbancado por Marília Mendonça, o cantor baiano,  Pablo, reinava absoluto na sofrência; seu vídeo mais famoso, “Por que um homem não chora”, foi postado no Youtube em 2014 e só agora ultrapassou a casa dos 36 milhões de visualizações. Já os vídeos de Marília ultrapassam a casa dos 40 milhões de visualizações em poucos meses.
        Postado em julho de 2015, o vídeo com o seu maior sucesso, Infiel, acumula a incrível marca de 203.889.615 (15-11-2016, 12h09).

QUÍMICA PERFEITA

        Parece que, nela, tudo conflui para o sucesso: voz, carisma, capacidade de captar o sentimento das garotas de sua idade apaixonadas pela sofrência, nome moderno da antiga “dor de cotovelo”, que, no passado, consagrou Lupicínio Rodrigues, Maysa, Ângela Maria, entre muitos outros medalhões do Cancioneiro Nacional.
        Além disso, conspirou a seu favor o fato de ter nascido em Goiás (Cristianópolis, pouco mais de três mil habitantes) e se radicado em Goiânia, espécie de capital nacional do sertanejo, hoje caminhando para ser a Nashville brasileira. Foi a cidade que permitiu o convívio, ainda criança, com o mundo sertanejo e lhe ofereceu uma ótima plataforma tecnológica para decolar.
        Do ponto de vista técnico, seus vídeos em exibição no Youtube são impecáveis – som e imagem perfeitos, comparáveis em qualidade aos melhores estúdios de gravação mundiais.
        Um dos artistas a ter apoio do famoso escritório de agenciamento e marketing WorkShow, Marília Mendonça marca presença com modernidade em praticamente todas as redes sociais – Twitter, Instagram, Facebook, sem contar o Youtube, onde impera. É contratada da Som Livre.
        Enquanto redigia este texto, fiz uma nova consulta ao Youtube: Infiel já estava com 204.091.067 visualizações às 19 horas desta terça-feira, 15 de novembro de 2016.

-------------------------------------------------------------------------------------------
*** Precisamos expulsar a Samarco da mineração brasileira. Assine o abaixo-assinado pelo link:
Marília Mendonça
VIDEOS (Link):


-------------------------------------------------------------------------------------------
Desastre em Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário