19/08/2016

Os candidatos e as redes sociais !

        Os novos e novíssimos canais de comunicação – Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube, Twiter, etc. etc.  são uma maravilha para os políticos de modo geral, pois passaram a permitir uma comunicação efetiva, eficaz e barata com eleitores.  Significam, teoricamente, um contato imediato, rápido, racional e personalizado com públicos de todos os matizes ideológicos, todas as diferenças de gênero, cor, idade e, cada vez mais, com todas as diferenças econômicas e sociais
        Aqui vai, contudo, um alerta geral: usem os novos canais com atenção e cuidado, pois eles costumam ser uma lâmina de dois gumes, ou seja, tanto podem servir para a conquista de votos, consolidação de candidaturas, como para destruição e inviabilização de sonhos, muitas vezes legítimos.
        Sou jornalista há mais de 40 anos e tenho muita segurança nas coisas que digo sobre comunicação. Sou “usuário intensivo” do e-mail e do Facebook e usuário eventual de todos os outros canais e meios. Já trabalhei por vários anos em grandes jornais do país – Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil. Fui colaborador da Rádio Eldorado e diretor de jornalismo em emissoras de televisão.
        Fui ainda pioneiro no uso da Internet no Brasil como um dos integrantes da equipe que Rodrigo Mesquita formou para introduzir o “realtime” no jornalismo brasileiro pela Agência Estado. Acompanho as agudas transformações dos meios com forte interesse pessoal e leitor intensivo dos escritos de Umberto Eco, entre vários outros especialistas das novas mídias.
        Digo tudo isso não por vaidade, mas para tornar mais criveis meus escritos e minhas recomendações sobre o uso dos novos meios pela política, o que faço também por interesse exclusivo do cidadão que deseja ver o seu país na prática de uma política mais limpa e transparente.
        Como ia dizendo, os novos meios existem para tornar mais fácil a vida dos candidatos; não usá-los significa estupidez e ignorância, inadmissíveis em quem pleiteia um cargo público pelo voto popular.
        Ao mesmo tempo, é necessário que todos os candidatos saibam que o mau uso dos novos e novíssimos meios é também o caminho mais curto para o funeral de suas pretensões políticas; os novos meios servem para propagar argumentos, ideias, projetos, plataformas, mas servem também para deixá-los nus, sem filtros e proteções de suas atitudes demagógicas, de suas mentiras, de suas empulhações.

ROTEIRO

Atitudes recomendáveis:

1)- Participar com intensidade dos canais sociais; responder com rapidez, racionalidade e bom senso as perguntas e indagações de eleitores;

2)- Interessar-se pelos assuntos postados; incentivar autores de assuntos que você considerar boas contribuições para os membros do grupo, da rede ou da sociedade.

3)- Participar, sempre que possível, dos debates dos assuntos de seu interesse (humano, cultural, político).

4)- Seja objetivo em toda e qualquer participação; mais do que objetivo, seja claro.

5)- Não demonstre preconceito ou intolerância; fuja dos debates inócuos, ou inconsequentes.

6)- Participe sem medo; se exponha quando tiver convicção daquilo que vai dizer.

7)- Tome posição e aproveite brechas para externar o que pensa sobre os assuntos que podem diferenciá-lo dos demais candidatos.

8)- Seja sempre sincero e verdadeiro!

9)- Não deixe ninguém à espera de uma resposta que você não quer ou não pode dar; a demora é sempre vista como negligência, desprezo ou arrogância. Se ainda não pode responder, avise que não pode.

10)-  Se você já é candidato, informe que é; fale de suas restrições legais; como já disse, seja sempre absolutamente sincero.

11)- Saiba que as mensagens pelos canais sociais têm de ser rápidas, objetivas  e claras.

12)- Saiba que as mensagens pelos canais sociais são perecíveis e que, para tirar proveito desses meios, você precisa ter boa noção  dessa, digamos, superficialidade.

CUIDADO

Coisas que você não pode nem pensar em fazer pelos canais sociais:

1)- Cair de paraquedas nas redes sociais, já em campanha, sem nunca ter participado intensivamente desses canais. Isso vai passar ideia (devastadora) de oportunismo.

2)- Abandonar a interlocução por dias a fio sem dar uma explicação plausível para sua ausência.

3)- Compartilhar textos de terceiros, especialmente aqueles com denúncias fortes, sem conhecer a fonte e pesquisar minimamente a veracidade das informações.

4)- Mentir ou contribuir com a propagação de mentiras !

5)- Esconder ou dissimular a identidade de seu partido em propagandas e comunicados pela rede. Isso vai passar para muitos eleitores a ideia de que você não está confortável no partido que escolheu. E isto também pode ser devastador da candidatura...


6)- Nunca passar por cima de crises e denúncias que afetem seu nome e seu partido: ao primeiro sinal de crise, saia com explicações verdadeiras sobre o ocorrido. Lembre-se de que a melhor defesa nos canais sociais é o ataque e o melhor ataque  é aquele baseado na verdade.

7)- Não caia nessa balela que tenta pintar os candidatos como anjos ou santos, incapazes de errar. Errou? Pedir desculpas aos eleitores é sempre o melhor que você tem a fazer.

8)- Não se alie a nomes e partidos que possam lhe envergonhar !

Tenham muito sucesso nas urnas, é o meu desejo a todos os candidatos limpos e de boa fé!
-----------------------------------------------------------------------------------------
* Precisamos expulsar a Samarco da mineração brasileira. Assine o abaixo-assinado  pelo link:


(Grande parte dos "santinhos" vai pra dentro do computador)










Nenhum comentário:

Postar um comentário