02/05/2016

Que país é este? (2)

        "A alegação é fraca e causa desconforto. Descumprimento de regra orçamentária é regra de todos os governos da Nação. Não é por outro motivo que os Estados estão quebrados. Há um problema sério de proporcionalidade. Não estou dizendo que ela não descumpriu as regras orçamentárias. O que estou querendo dizer é que é desproporcional tirar uma presidente sobre esse fundamento num país como o nosso. Vão aparecer dúvidas sobre a justeza dessa discussão. Mais do que isso, essa dúvida se transformará em ódio entre parcelas da população".
        Adivinhem quem disse isso? Nada mais nada menos que o ex-presidente do Supremo, o jurista Joaquim Barbosa, transformado em herói brasileiro depois do Mensalão e o disse em palestra paga pela Unimed há uma semana em Florianópolis, ou seja, mais de três meses depois de ter sido apresentado o projeto do Impeachment. A Câmara Federal já aprovou o texto, que foi enviado ao Senado para julgamento, em curso.
        A pergunta que deve ser feita ao “herói” é: onde ele estava que não denunciou o que  classifica de inconsistência do projeto? Será que esperou lhe oferecerem dinheiro como fez a Unimed?
        Temos de nos habituar com a ideia de que nossos heróis são assim mesmo, mais preocupados com o bolso do que com a Nação.
        Outra heroína de comportamento estranho é a líder das pesquisas de opinião para a presidência da República, Marina Silva. Seu partido recebeu o pomposo nome de Rede de Sustentabilidade. O partido apresentou-se na votação do impeachment na Câmara como um verdadeiro mingau, demonstrando que é herdeiro absoluto do caráter de sua fundadora. Marina não esteve em Mariana (MG), palco do maior desastre ambiental da história brasileira.
        Em recente entrevista à TV Globo justificou a ausência com uma desculpa pra lá de esfarrapada:
        - Estou sem mandato, de modo que não tinha  como ser efetiva em Mariana.
        A mulher que veio do estado de Chico Mendes, que já foi ministra brasileira do meio-ambiente, que já tem imagem mundial associada ao ambientalismo, dona de um partido que abraçou a sustentabilidade como principal causa, varreu a palavra solidariedade de seu dicionário. Trocou-a pela palavra efetividade, que a rigor ninguém sabe ao certo o que significa.
        É um país realmente muito estranho este nosso Brasil.
        No próximo capítulo da série “Que país é esse?” vamos falar da usurpação, lembrando que o especialista Lunderbergue Góes escreveu-me que até a frase que dá título a este artigo foi usurpada de seu verdadeiro autor.
----------------------------------------------------------------------------------------
        A grande responsável pelo desastre de Mariana foi a mineradora Samarco que até agora não sofreu nenhuma punição. 
Precisamos expulsar a Samarco da MINERAÇÃO BRASILEIRA. Assine o abaixo-assinado pelo link:  

Joaquim Barbosa, impoluto e omisso


Nenhum comentário:

Postar um comentário