15/02/2016

Não podemos esquecer Mariana!

        Diz o atual Código de Mineração do País chamado Brasil que 2% do lucro das mineradoras são destinados ao trio - União, Estado e Município. É o mais baixo percentual do mundo.
        Desse modo, coube à Mariana (MG) 0,7% do lucro da Samarco, empresa que, por negligência, causou, há mais de três meses, o maior desastre ambiental da história do País. Os 0,7% do lucro da empresa corresponderam a exatos 20,2 milhões de reais em 2014, quer dizer, uma mixaria, quase dinheiro de pinga.
        A Samarco nesse ano lucrou 2,8 bilhões de reais, o quinto maior lucro empresarial do Brasil. Os acionistas, a australiana HP Billington e a brasileira Vale do Rio Doce, majoritários, embolsaram nada menos de 1,8 bilhão, ou seja, 65% dos lucros de 2014.
        Nem petróleo dá tanto lucro. Mas é o prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, que dá as regras do jogo com o velho discurso de que o fechamento da empresa trará sérios problemas sociais ao município, o que não é verdade, pois se a irresponsável Samarco fechar, outra empresa, talvez mais ética e responsável, assumirá seu lugar, instantaneamente. Devem haver razões outras para o prefeito defender com tanto ardor a empresa que arruinou o município.
        É hora de cassarmos a licença de mineração da SAMARCO. Entre neste link e assine o abaixo-assinado: https://www.change.org/p/cassem-a-outorga-de-extra%C3%A7%C3%A3o-mineral-da-samarco

(prefeito  de Mariana, Duarte Eustáquio. É ele que fala grosso.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário