23/11/2015

Ecos da MEGA TRAGÉDIA de Mariana!

        Há um erro de foco na luta ambiental no Brasil e é necessário corrigi-lo com urgência; a prioridade não é o aquecimento global; como que um país que não consegue salvar a si mesmo pode ter a pretensão de salvar o PLANETA???????????????????????
        Acho que o país ainda não despertou para a gravidade do que ocorreu em MARIANA. Essa tragédia, GROTESCA, nos mostra com clareza absoluta o despreparo do BRASIL para enfrentar as grandes tragédias que nos ameaçam. Ela nos mostra, em primeiro lugar, a falta de civilidade, de brasilidade e de decência de um segmento inteiro do EMPRESARIADO, o da MINERAÇÃO, que tem em suas mãos um pedaço importante da geografia brasileira; eles já haviam demonstrado a mesma indecência da VALE na exploração do carvão mineral no Sul do Brasil, tema de um próximo artigo neste blog.
        Nos mostra também, a TRAGÉDIA DE MARIANA, a inépcia, inoperância e ineficácia dos organismos ambientais federais, como o IBAMA, que nem fiscaliza e não pune e se pune não recebe pelas multas que aplica (ver matéria da Folha de São Paulo deste domingo, 22 de novembro: IBAMA SÓ RECEBE 8,7 % DAS MULTAS QUE APLICA).
        Nos mostra ainda, A TRAGÉDIA DE MARIANA, a inépcia do governo federal em meio ambiente e o quanto é falso todo o discurso, inclusive internacional, da presidente, na defesa de um ambientalismo de fachada, que não vai – e nunca foi – ao cerne da questão. De que adianta o combate ao aquecimento global se o país permite a existência sem nenhum controle de NADA MENOS DE 630 MINERADORAS QUE TRATAM O MEIO AMBIENTE À LA SAMARCO? Isto para não falarmos de outros desmandos tão ou ainda mais graves que os registrados em Mariana!
        Estabeleçamos uma nova ordem ambiental, a começar por exigir RESPEITO ao meio ambiente e ao país. Está aí o grande desafio que se impõe à SOCIEDADE e aos políticos. Não for assim, melhor devolvermos o Brasil aos índios e pagarmos uma multa portentosa pelo mau uso que fizemos das terras que roubamos violentamente deles há mais de 500 anos.
        O Brasil foi estuprado em Mariana e ficamos todos de bunda de fora, pacificamente, como que à espera da próxima violência.




3 comentários:

  1. Um leitor da região de Curitiba, que se identifica por Jorge Amado, postou um comentário achando que eu seja cabo eleitoral do ex-governador mineiro Aécio Neves e eu respondi o que segue abaixo:
    " "Jorge Amado" tem razão. Ninguém pode esquecer que Aécio Neves passou 8 anos com a caneta na mão e não fez porra nenhuma pelo meio ambiente. A Samarco, que atravessaria incólume mais cinco anos do governo Pimentel, atravessou, ela e seus crimes hediondos, todo o governo AÉCIO NEVES; a SAMARCO é um ótimo símbolo a representar o artigo que escrevi, pensando apenas em dar uma sacudida no ambientalismo deste país. Não estou vestido com a camisa de nenhum CLUBE e peço a todos que o leram a ajudar a propagá-lo PARA O BEM DO PAÍS ONDE VIVEMOS E CRIAREMOS NOSSOS FILHOS, NETOS E BISNETOS".

    ResponderExcluir
  2. Velho amigo Dirceu Pio e vizinho do Jardim Verginia III. Foi o Vladimir meu filho que me passou teu b.log. Grande abraço e um grande prazer em te contatar. Essa tragédia da SAMARCO é a marca da impunidade que grassa pelo país há muitos anos. As mineradoras, os agronegócio dos agrotóxicos, os transgênicos, os desmates e queimadas continuam impunes. Quando pedimos tratamento de choque somos acusados de intolerantes e contra o progresso. Que progresso é esse que mata todos os seres vivos?

    ResponderExcluir
  3. Caro Valdir--foi um grande prazer reatar conversas com você. Se gostou do artigo, por favor ajude a propagá-lo. Seja bem vindo ao blog, onde os comentários de quem entende do bordado, como você, ajudam--e muito--a completar a mensagem. Obrigado e participe sempre !

    ResponderExcluir