13/10/2015

A maldição da Lava Jato

        As empresas que tiveram seus principais executivos presos por envolvimento na Operação Lava Jato (Camargo Correia, Odebrecht, como exemplos) terão de ser reinventadas quando a tsunami passar. A Lava Jato passará, mas sua maldição permanecerá, como se tivessem derrubado um barril de ácido sulfúrico na estrutura da empresa que vai agir silenciosamente até matá-la.
        Gigantes familiares como a Odebrecht terão de ser profissionalizadas, os membros da família com envolvimento direto devem ser afastados; profissionais de mercado, com biografia ética, devem ser contratados para conduzir a empresa dali em diante; a fase da propina, da corrupção, do pixuleco, do tráfico de influência tem de ser encerrada imediatamente, se a empresa pretende continuar viva.
        Falo de comunicação empresarial e dos reflexos pesados, fortíssimos, incontornáveis,  disparados em cima da corporação pelos eventos heterodoxos; a comunicação interna foi ferida de morte e isso é o mais grave que pode acontecer a uma empresa.
        Afinal, o que é comunicação interna? É aquela comunicação travada exclusivamente entre colaboradores da mesma empresa. Ela é uma espécie de matriz de todas as demais comunicações. Para praticá-la, todos e em especial quem ocupa postos de comando têm de ter credibilidade, algo que é construído ao longo do tempo pela conduta ética.
        O comando dessas empresas envolvidas em corrupção deram o pior dos exemplos ao órgão corporativo; é como se tivessem assoprado a todos que trabalham: roubem como nós roubamos, esse é o caminho.
        Devem-se preocupar, essas empresas, em redigir um rigoroso código de ética após a profissionalização; a preparação desse código precisa envolver a todos e ter o comprometimento amplo, geral, irrestrito de toda a corporação, numa preparação democrática, cuidadosa para que ninguém que trabalhe na empresa fique de fora; este é o único caminho, se a intenção for deixar a tsunami para trás e correr mais rápido que ela, distanciar-se dela no menor prazo.


2 comentários:

  1. Nobre e estimado amigo Dirceu Pio, muito bom dia, melhoras sempre. Pio, desde que tive à alegria e satisfação de trabalhar sob sua égide, vc sempre demonstrou sua preocupação, com a ética, e a comunicação interna, e já faz tempo.
    Pena que o empresariado brasileiro, não da a mínima atenção a um tema tão importante para o sucesso ou debacle de uma empresa. Abs

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  2. Obrigado, Cláudio, é isso aí, a comunicação interna é que estrutura todas as outras, a externa, a semiinterna, a comunicação em tempos de crise, etc,etc. A empresa que se comunica mal internamente vai cometer erros cruciais na comunicação com parceiros e clientes. abraço

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