27/03/2015

Fotógrafos e fotos de Sete Quedas

          Viajei a Guaíra sempre em companhia dos melhores fotógrafos do Brasil; todos faziam freelances para a sucursal de Curitiba do Estado de São Paulo e Jornal da Tarde (fechado há poucos anos, lamentavelmente) ainda estão por lá, todos eles têm uma documentação valiosa das Quedas; poucos, entretanto, responderam ao meu apelo de colaborar com minha iniciativa de publicar neste blog algumas fotos que mostrassem o que a humanidade perdeu com a construção de Itaipu, que teve como desfecho o sepultamento das Quedas.
        O pedido ainda está com eles e espero que vasculhem os seus arquivos, recuperem o máximo de fotos que puderem; quando me mandarem, publicarei.
        Carlos Rugi, dos poucos que me atenderam, mandou-me três fotos maravilhosas das dezenas que ainda possui; estarei à espera de muitas outras. Américo Vermelho mora hoje no RJ, deve ter também uma coleção de preciosidades, desta vez consegui algumas poucas,ficou de enviar mais; Ivan Bueno ficou de ver e me mandar assim que encontrar em seus arquivos. Carlos Sdroievski deve ter outras, na última viagem que fiz a Curitiba não consegui encontrá-lo. E assim por diante... Irmo Celso continua meu amigo até hoje, não sei se ele tem fotos das quedas; desta vez não o contatei, mas com certeza me mandará o que tiver.
Deixo aqui um aviso geral aos meus leitores e amigos: quem fotografou as Quedas, ainda que por diletantismo me mande que eu publico. Vamos tentar trazer para este blog o maior acervo possível desse crime ambiental.


Fotos esparsas de Carlos Ruggi mostram as Quedas e o cânion em formação:



Américo Vermelho - Pescadores encontrados por acaso na Ilha Pavão tiram o couro de filhotes de sucuri, capturadas nas imediações da ilha:




Foto do Américo Vermelho – retorno da Ilha Pavão, sempre emocionante, mas não mais que o retorno da noite quando dois piloteiros resolveram apostar corrida, desviando-se de troncos e pedras:





 Fotos de Irmo Celso Vidor, hoje afastando-se da fotografia e tentando  a vida como advogado no interior do Paraná:










Nenhum comentário:

Postar um comentário