23/11/2014

O bico doce dos tucanos

       A apuração nem havia terminado e lá estava, em Brasília, o poderoso governador do estado mais rico da federação a beijar a mão  da presidente reeleita e a pedir verba para obras de reserva de água. Na verdade, Geraldo Alckmin apressava-se em propor passarem uma borracha sobre “desentendimentos” eventuais da campanha. Foi super bem recebido por Dilma Rousseff e pediu  mais de 2 bilhões para ampliação do sistema Cantareira e outras coisitas mais. Ao que tudo indica pelo menos dois bilhões ele deve levar.
       Eu também, se político fosse, amaria contar com uma oposição à moda tucano - bico grande, vistoso, mas dócil como o focinho de um gatinho angorá. Vai para 16 anos que o PT chegou ao poder dos quais 12 anos estão quase conclusos e até agora foi uma delícia governar.
       O gesto de Alckmin não pareceu isolado; pareceu coisa orquestrada. FHC, que se orgulha de já ter a guilhotina preparada para decepar a cabeça de Lula, poupado daquela vez, por envolvimento no Mensalão, em nome da “governabilidade”, agora quer proteger Dilma fazendo a idéia do “impeachment” passar longe do Planalto assim como o diabo passa da cruz.          
       Aécio Neves também já se desvestiu dos arroubos de campanha e partiu para acomodar-se ao jeito tucano de ser, sequer se pronunciando sobre impeachment ou qualquer idéia tão “subversiva” quanto.
       Antes de eu me mostrar arrependido de não ter votado em Luciana Genro, quero confessar minha esperança de que as coisas hão de entrar nos eixos – ou saírem deles de uma vez por todas –, mais cedo ou mais tarde, pelas contradições da própria política ou pelas mãos que teclam os zilhões de teclados conectados à Internet. Tucanos e petistas- eu escrevi isso em recente artigo neste blog, "O mundo está tão diferente!"–, não podem se esquecer que o controle do processo político não está mais nas mãos das velhas lideranças, mas pode estar nas mãos de alguns milhares de internautas que disponham, no escondido do lar, de um computador que possa arregimentar adeptos pela rede mundial. É tão simples que é espantoso que tantos representantes da velha política ainda não tenham percebido. 


(Alckmin e Dilma)

5 comentários:

  1. O Brasil ainda é pré-democrático. Vamos enviar da Espanha (país em crise, como voce bem sabe), fotos e documentos sobre mobilidade urbana, respeito ao cidadão. Zaragoza é uma cidade de 1 milhão de habitantes e deveria servir de exemplo. Observação: todas as guias são rebaixadas para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção, mães com carrinhos de bebes e assim por diante. Temos um longo e árduo caminho pela frente. PS: nem sei te dizer quantos km de ciclovias existem ..... Estão por toda a cidade. Tanto o pedestre como o ciclista são MUITO respeitados. Sabe o que é ver idosos (90 anos ou mais) jogando baralho nas praças? Piscinas públicas por menos de 6 reais ao dia (claro que dessa vez não vamos usufruir disso - vamos para lá no sábado e vamos encontrar um frio danado). Saúde? minha filha marca consulta (para o dia seguinte) por telefone (sistema público e gratuito). Enfim..... até a volta. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, dra. Suely. Perfeito ! Fazemos bem em deixar essas coisas da política pra lá e nos dedicarmos ao tema da acessibilidade urbana, oque foi sugerido em seu recado, a meu ver brilhante, que vai enriquecer- e muito este blog. parabéns e obrigado !



      m

      Excluir
    2. um grande beijo para você e para sua família toda. Até a volta. Te mando as fotos que prometi!

      Excluir
    3. aqui é o Joaquim quem escreve: estou preparado para fotografar e pesquisar essas questões que há tempo nos preocupavam.

      Excluir
    4. Estarei aguardando o material com ansiedade. Divulgarei tudo pelo Blog. Estava mesmo querendo dar uma guinada de 180 graus nele . Na volta, vamos conversar. Quero entrar com os dois pés em acessibilidade urbana. Boa viagem !

      Excluir