07/06/2014

A lenta recuperação

Logo após o AVC, meus filhos contrataram um fisioterapeuta, Leonardo Benatti, para me assistir enquanto aguardava vaga no Instituto Lucy Montoro (São Paulo) ou Sarah Kubitschek (Brasília). Bem humorado, Leonardo conseguia transformar sessões, muitas vezes dolorosas, quase numa diversão. Um dia ele observou meu desempenho nos exercícios e comentou: "Movimentos novos, hem? Parabéns!". Eu repliquei: "Vou lhe pagar um cachê para me acompanhar o dia inteiro só para apontar para as pessoas que me visitam quais são estes movimentos novos que eu não sei identificar".
É o jeito que encontro para explicar que em fisioterapia o paciente é o último a perceber o progresso. Começamos a fazer os tais "movimentos novos" e vamos perceber que são novos algum tempo depois quando já os incluímos na rotina. A lentidão da reabilitação é quase apavorante. Serão anos de fisioterapia, de dor, de vai-e-vem, de músculos que a duras penas reconquistam os antigos movimentos. Outra coisa cruel é que ninguém fala em prazos na reabilitação, pois a musculatura tanto pode surpreender a favor das expectativas ou contrariar as previsões mais otimistas.
É nesse barco que navego. Ora com mais, ora com menos esperança.

 


6 comentários:

  1. Firme aí com essa esperança, até porque, você nao tem mais nada o que fazer senão se dedicar à reabilitação física.
    E seus textos? Estou com saudades deles.

    ResponderExcluir
  2. É um barco que vai te levar ao sucesso da recuperação...vc é muito autêntico, feliz e otimista, e claro, será muito mais breve esse processo de retomada de sua vida, mesmo porque a Laurinha te aguarda pra vcs brincarem muito....assim como fez com a gente, teus sobrinhos!! Beijo.
    Margarete

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, se a gente reparar bem, na vida tudo é lento!.....Nós é que não reparamos. Precisa um "fisioterapeuta" para nos ajudar a enxergar. Quando nascemos, pra dar os primeiros passos precisamos, na média, uns 365 dias. E depois são muitos tombos, dores musculares, pequenas (as vezes grandes) feridas, etc. Quando começamos a ler e escrever levamos alguns anos pra colocar em ordem algumas palavras com alguma inteligencia. E assim sucessivamente em todo os nossos processos de crescimento. Desconfio que vc tá num desses momentos.....Paciência é uma coisa que ajuda bastante, quero crer!

    ResponderExcluir
  4. Continue firme Pio, merecimento é uma questão de esforço e resignação ao próprio corpo. Lembre de meu pai, o velho o que tinha de ruim tinha de esforço e luta. Não perdia nunca para si próprio, se um dia dava dois passos queria logo encaixar três em seguida. Tanto é que voltou a andar falar e tudo mais após ser desenganado por 40 dia na UTI, com um derrame cerebral uma embolia cerebral e uma pulmonar. Chegou em casa aos trapos o coitado, não falava não andava, lotado de feridas pelo corpo inteiro, costas, nádegas, cotovelos, tornozelos etc. Sobreviveu a tudo isso, anos depois estava dirigindo e caminhando quilômetros a fio. Mais de duas décadas depois teve outro derrame, ficou na UTI e com a idade avançada todos os filhos acreditavam que dessa vez nunca mais ia andar, superando todas as expectativa, no próprio leito o velho falava: tenho que ir logo para casa para começar a me exercitar. Com muita resignação e fisioterapia voltou a andar e a falar bem, abusou tanto dos exercícios que contrariando recomendações médicas começou a caminhar sem mais os apoios de muletas ou dos andadores, sofreu uma queda e veio a fraturar a cervical. Nem assim desistiu, queria colocar parafusos na coluna, queria a cirurgia imediatamente para voltar a andar, feito o ato cirúrgico voltou para casa e logo começou os exercícios. Mas debilitado pela idade e cirurgia, seu coração de guerreiro não aguentou, mas em vida deixou o exemplo de que lutar é pouco, é preciso lutar com afinco.

    ResponderExcluir
  5. Você é um lutador tio! Continue firme

    ResponderExcluir
  6. Muito pertinente seu texto sobre o processo de recuperação do pós AVC. Tenho acompanhado esse processo com meu pai que há um ano teve um acidente vascular cerebral e vejo que realmente depende de muita paciência, fé na melhora e forca de vontade. Espero que o seu blog sirva de estimulo para não só voce porem outras pessoas que estejam passando por esse processo lento de recuperação

    ResponderExcluir