30/05/2014

Morte sem glamour


O AVC tem-me trazido várias descobertas de caráter filosófico. A primeira delas - talvez a mais importante - é que a morte é um fenômeno frio, racional, objetivo, sem nenhum glamour. Essa minha entrada no estado de coma foi apagada completamente da minha memória. Não me lembro mais da entrada na sala cirúrgica, menos ainda de meu retorno à vida. Pelo que disse minha mulher, fiquei "apagado", fiquei apagado 24 horas ou mais. Podia ter morrido. E não restou na consciência nada que de longe lembre essa crise. A melhor imagem que eu concebo para descrever o que aconteceu é de que a vida, o estado da razão, é mantida por uma chave elétrica. Se alguém desligar esta chave, apagamos.      
Isto é a morte. Simples assim.


2 comentários:

  1. Acho que vale o comentário...
    Em conversa com meu pai, Dirceu Pio, sobre esta postagem entendi que o foco está no momento da morte e não sobre o que viria após a morte, uma vez que ele não morreu de fato. Sendo assim é ótimo que a morte seja “sem glamour”, um desligar de chave simples, pois não será sofrida física ou psicologicamente!

    ResponderExcluir